Lucratividade de franquia de alimentação: vale a pena?
Se você tem perfil empreendedor e deseja abrir um negócio próprio, é natural também esperar que a iniciativa gere receita. Para isso, é preciso conhecer o mercado e as muitas possibilidades para investir. Por exemplo, você já pensou sobre a lucratividade de franquia de alimentação?
O franchising tem crescido mesmo em épocas de crise econômica, como a que enfrentamos com a pandemia. Dentro do segmento, as franquias de alimentação recebem destaque pelo
grande avanço
que conquistaram.
Hoje, vamos te contar por que a lucratividade de franquia de alimentação é vantajosa e como esse setor funciona. Vamos lá?
Como funciona a lucratividade de franquia de alimentação?
No segundo semestre deste ano, o mercado de franquias teve um faturamento 16,8% maior em comparação ao mesmo período de 2021. Isso mostra o crescimento mesmo diante do cenário desfavorável devido à inflação.
O segundo maior crescimento dentro do setor ficou com as franquias de alimentação, com receita de 22,3%. Mesmo assim,
muitos empreendedores
têm dificuldade para compreender como funciona a lucratividade de franquia de alimentação. Essas dúvidas impedem que sejam feitos mais investimentos em redes que podem trazer
ganhos relevantes.
O cálculo para conhecer a margem de lucro é exatamente igual ao de um restaurante tradicional. Veja quais são
os custos e as taxas do modelo de franquia.
Royalties
A Lei de Franquia diz que os royalties são a “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado”.
Ou seja, é como um
aluguel
a ser pago mensalmente pelo franqueado para utilizar a marca da franqueadora.
Cada franqueador é livre para definir sua própria taxa, que geralmente fica entre
4% e 10% do faturamento
bruto mensal. Também é possível não cobrá-la, já que se trata de um valor facultativo.
Ponto comercial
A escolha de um bom ponto comercial é estratégica para o sucesso de um empreendimento. Afinal, o local precisa estar ajustado às particularidades do negócio para ajudá-lo a crescer.
Ao optar pelo mercado de franquias, o franqueado recebe apoio do franqueador para fazer essa escolha. Isso inclui não apenas a localização, como também os esforços para encontrar o
imóvel mais adequado
ao segmento.
Há ainda o
custo com o aluguel
do ponto comercial. Esse valor precisa ser descontado do faturamento bruto para o franqueado conhecer a lucratividade de franquia de alimentação.
Salário dos funcionários
O salário dos colaboradores é outro ponto que merece atenção e que interfere na lucratividade de franquia de alimentação. É importante destacar que, com a necessidade de uma equipe maior para a operação, maior será o custo para mantê-la.
Por isso, é importante saber
quantas pessoas
a franqueadora indica para a sua loja e fazer um levantamento desse custo.
Faturamento
O faturamento da sua franquia também precisa ser conhecido. É claro que não há como prever exatamente o quanto você vai faturar mensalmente. Mas o franqueador, como conhecedor do negócio, do engajamento do público e das operações, pode fornecer uma média dessa receita.
Lembre-se de que outros aspectos interferem no seu faturamento. Existem os fatores
internos, como problemas na gestão, e os
externos, como foi o caso da pandemia.
Pró-labore
Diferentemente do salário da sua equipe, o pró-labore é a remuneração que cabe aos sócios. Nesse sentido, ele também influencia na lucratividade de franquia de alimentação.
Esse valor pode ser pago de forma mensal, fixa, ou definido como uma
porcentagem dos lucros
da rede.
Lucratividade de franquia de alimentação: ROI
O ROI (retorno sobre o investimento) precisa ser a base para guiar sua tomada de decisão ao investir numa franquia. Esse indicador aponta em quanto tempo você conseguirá receber o valor do investimento.
É comum a empolgação ao se deparar com franquias de alimentação baratas. Mas não se esqueça de perguntar qual é o ROI. Muitas vezes, o custo inicial é um pouco mais alto, realmente. Entretanto, com uma
franquia famosa
– e, consequentemente,
mais vendas
–, o retorno também é maior.
Para calcular o ROI, a fórmula é simples:
ROI = (Receita – Custo) / Custo
Suponha que o seu investimento inicial para abrir a franquia foi de R$ 35 mil. Se o faturamento chegou a R$ 257 mil, por exemplo, o cálculo para obter o resultado é:
ROI = (105.000 – 35.000) / 35.000
ROI = 2
Conclui-se que o seu retorno foi duas vezes o valor do investimento inicial, ou 200%.
Vale a pena ter uma franquia de alimentação?
As franquias de alimentação são muito atrativas no modelo franchising. Isso porque oferecem:
diversas possibilidades de atuação;- público garantido;
- ótimas oportunidades de faturamento.
Além disso, os dados corroboram a alta lucratividade de franquia de alimentação. É o que aponta a
Pesquisa Trimestral de Desempenho, divulgada em agosto de 2022.
As franquias de alimentação e food service tiveram faturamento de
R$ 8,7 bilhões. Esse valor significa
22,3% a mais
do que no mesmo período do ano passado. Além disso, o número de unidades também cresceu 9,8%.
Está considerando a hipótese de investir em uma franquia? Pois saiba que o setor de alimentação é, sem dúvida, uma
tendência de sucesso.
E o melhor, ao investir em uma franquia, você tem a certeza de uma
clientela fiel à marca. O negócio já existe, com credibilidade e aceitação garantidas.
Pronto para dar o primeiro passo?
Converse com a Gud Fud
e saiba como funciona a nossa rede de franquias!
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o
nosso blog.
