A tendência da alimentação saudável no empreendedorismo
Todos os anos surgem novidades no setor de alimentos que influenciam hábitos de consumo e também padrões de comportamento dos consumidores. Com a pandemia de Covid-19, a tendência da alimentação saudável ganhou novo fôlego e muitos adeptos.
Ao passar mais tempo em casa, devido à necessidade de isolamento social, muita gente acabou redescobrindo a alimentação. Valorizou-se não só o prazer de comer, mas de se alimentar com mais qualidade. Afinal, cuidar da saúde é fundamental para quem deseja ter mais bem-estar e qualidade de vida.
Por isso, hoje vamos falar sobre a tendência da alimentação saudável para quem deseja empreender. Com mais gente buscando novas alternativas, abriram-se também novas possibilidades nesse mercado.
A tendência da alimentação saudável
Uma tendência da alimentação saudável que se fortaleceu em 2022 é o food service.
Cada vez mais marcas vêm ganhando espaço no mercado e conquistando o paladar das pessoas. Isso porque comer de forma saudável também pode ser fácil e prático.
Se antes muita gente fazia caretas para as chamadas comidas
fitness, hoje, escolher
se alimentar bem se transformou em um estilo de vida.
Isso porque, tanto o mercado saudável, quanto a alimentação limpa que se conecta a ele, agregam valor à vida dos consumidores.
Quem é que não quer ter mais saúde, não é verdade? Dessa forma, abriram-se portas para a
inovação no empreendedorismo no setor de alimentos.
Uma
pesquisa intitulada O Futuro do Food Service, realizada pela Fispal Food Service e a FGV Jr. apontou que, em 2021, um dos hábitos que passou a ter mais relevância é o consumo de alimentos saudáveis. Dos entrevistados, 39,13% afirmaram que adquiriram este costume.
Podemos dizer então que o sucesso da
tendência da alimentação saudável
traz benefícios para quem consome de forma consciente. Também gera oportunidades de negócio para quem deseja ter o próprio negócio.
Por que há a tendência da alimentação saudável
A alimentação saudável traz bem-estar físico e mental e agrega valor para o dia a dia de quem consome com mais qualidade. Esse valor também se acrescenta para quem empreende com mais consciência.
Conheça agora alguns aspectos que ditam a nova tendência da alimentação saudável.
Cuidado com a saúde
Cada vez mais, a ciência relaciona aspectos da boa saúde a uma dieta equilibrada. A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) avalia que a alimentação saudável é essencial para conquistar uma boa saúde e ter uma nutrição adequada.
Nesse cenário, diversas empresas ligadas ao setor de alimentos vêm se adequando à tendência da alimentação saudável. Vão se modificando receitas e ingredientes para levar mais nutrientes à mesa dos consumidores.
A diminuição dos índices de gorduras trans, corantes, sódio e aditivos químicos são exemplos de boas práticas que têm sido adotadas.
Afinal, alimentos saudáveis aumentam a disposição e conferem diversos benefícios à saúde cardiovascular e gastrointestinal, além de prevenir doenças.
Influenciadores
A tendência da alimentação saudável também é impulsionada pela atuação dos influenciadores digitais. Esse fenômeno recente na nossa sociedade acaba contribuindo com um importante serviço ao público. Pelo exemplo, os influenciadores vão ensinando como viver bem e melhor, começando com o que consumimos.
Eles dão dicas, ensinam receitas, falam como fazer substituições, economizar e, ainda, inspiram milhares de seguidores a terem uma vida mais saudável.
Preocupação com meio ambiente
Criar uma conscientização quanto ao consumo nocivo ao meio ambiente também se revelou como uma tendência da alimentação saudável nos últimos anos.
Uma pesquisa elaborada pela
consultoria Nielsen sobre sobre hábitos de consumo indica que 42% dos participantes estão mudando suas atitudes para diminuir os impactos negativos no meio ambiente.
Reduzir o consumo de alimentos de origem animal e de materiais não degradáveis são práticas que devem orientar o surgimento de novos produtos.
Substituir embalagens plásticas por materiais biodegradáveis, por exemplo, é uma novidade que veio para ficar. Isso deve fazer parte da política de restaurantes e
fast foods.
A Pesquisa Global Vida Saudável e Sustentável 2021 revelou que 86% dos brasileiros desejam reduzir seu impacto individual sobre meio ambiente e natureza. Portanto, comunicar-se com esse público certamente vai render boas vendas.
Automatização do atendimento
Um estudo conduzido pela Galunion, consultoria especializada no segmento de food service, sobre o setor de alimentação na pandemia, trouxe à tona as mudanças ocorridas nos últimos dois anos no mercado brasileiro.
A
automatização do atendimento, realidade do
food service, também é uma grande vantagem da nova tendência da alimentação saudável.
Otimizar o tempo do consumidor e trazer mais agilidade é uma das preferências do público. As pessoas preferem efetuar operações de forma digital ou até mesmo sozinhas.
Vegetarianismo e veganismo
A alimentação vegana e vegetariana também vêm sendo abraçadas pelas redes de franquias, no Brasil e no mundo. Perceba, em uma simples ida até o mercado, o crescimento das opções nas prateleiras.
O aumento da oferta se dá pela maior conscientização da população. É uma das consequências da própria pandemia, pelo crescimento de alergias e intolerâncias e até mesmo pela escolha de um novo estilo de vida.
Incluir essa possibilidade no cardápio é uma tendência da alimentação saudável, e tem grandes chances de agradar!
Tem como ser saudável sem ser chato?
É claro que sim! A tendência da alimentação saudável já deixou para trás diversos preconceitos. Com o aumento da demanda, a variedade da oferta também se multiplicou.
Hoje, para além das saladas, esse movimento em prol de um consumo mais consciente e de uma comida mais nutritiva oferece opções de refeições completas. São produtos saudáveis e saborosos de verdade.
Como vimos, a
tendência da alimentação saudável é uma realidade que veio para ficar!
Consumir melhor e de maneira consciente traz benefícios para a população e também ajuda a preservar o meio ambiente. São duas das pautas mais atuais da nossa sociedade.
Por isso, se você tem o desejo de empreender nesse segmento, indicamos conhecer um pouco mais sobre as franquias do setor, como a Gud Fud.
Agende uma conversa sem compromisso e saiba mais!
Para ler mais conteúdos como este, continue acompanhando o
nosso blog.
