Buscando uma franquia para investir? Conheça todos os modelos
Para quem deseja encontrar uma franquia para investir, é aconselhável, antes de tudo, conhecer os principais modelos disponíveis no mercado. Afinal assim fica mais fácil encontrar o tipo mais adequado ao seu orçamento e também às suas expectativas.
O que a gente pode adiantar é que esse tipo de negócio está
consolidado como tendência. Uma
franquia gera
bons resultados e lucro para quem empreende. O crescimento do mercado é visível e comprovado por diversas pesquisas que apontam para um
futuro ainda mais promissor.
É claro que o sucesso depende de vários fatores. O conhecimento que você tem sobre esse mercado é um diferencial. Por isso, hoje vamos te apresentar os modelos de
franquia para investir. Quem sabe você já termina esse texto com a primeira decisão tomada?
Por que buscar uma franquia para investir?
Apostar na estabilidade das franquias e contar com apoio de uma rede pode ser um caminho mais simples para o empreendedor. Afinal, o sucesso do seu negócio também faz parte do plano de expansão do franqueador.
O plano de negócio da franquia já deu certo. O produto ou serviço já foi absorvido e é bem aceito pelo consumidor. Você ainda tem à disposição
estratégias de marketing comprovadas
para captar e fidelizar sua própria clientela.
Geralmente, novos empreendedores têm diversas dúvidas. Elas podem ser esclarecidas por meio do
suporte oferecido pelo franqueador.
Ao
escolher uma franquia para investir, você já começa o negócio com uma
grande probabilidade de crescimento rápido e contínuo.
Principais modelos de franquia para investir
O ramo de franquias oferece possibilidades diferentes de investimento, implantação e operação. Por isso, é imprescindível que você conheça os diferentes modelos para escolher o que mais se aproxima dos seus planos. Veja os principais:
Franquia Unitária
Esse é o modelo mais comum de franquia para investir. Dá permissão para a abertura de uma única unidade, com atuação exclusiva em local determinado pelo franqueador. Dessa forma, não existe a possibilidade de existir outro franqueado atuando no mesmo lugar.
Se você prestar atenção às lojas que fazem parte de um shopping, perceberá que se tratam de franquias unitárias. Não existem duas unidades de uma mesma marca no ambiente.
Franquia Master
A franquia master permite que o franqueado possa representar uma região, com mais de uma unidade no local. Elas podem ser gerenciadas pelo próprio empreendedor ou, ainda, terceirizadas.
O investimento deve ser maior, com a contrapartida de lucros igualmente maiores. Afinal, o faturamento diz respeito a todas as lojas na região escolhida.
Franquia de Desenvolvimento de Área
Aqui, quem busca uma franquia para investir também fica responsável por uma região. A ideia é que o franqueado consiga abrir uma quantidade pré-determinada de unidades. O intuito é fortalecer a marca.
O investimento também é maior, assim como a necessidade de conhecimento sobre o mercado e o negócio.
Microfranquia
A microfranquia é um dos tipos mais atrativos para quem pretende abrir a primeira franquia.
A microfranquia tem
investimento inicial até R$ 105 mil
e retorno financeiro mais rápido do que os outros modelos. A liberdade do franqueado é maior. Afinal, não existe a necessidade de contar com a estrutura de uma loja física ou funcionários.
Shop in Shop
Também conhecida como business in, o modelo de franquia shop in shop oferece a possibilidade de instalação de um quiosque. O objetivo é incorporar uma outra marca à loja, desde que os produtos sejam diferentes do que já é comercializado.
Franquia de Conversão
Esse modelo é útil para o empreendedor que já possui um negócio, mas quer transformá-lo em uma franquia. Dessa forma garante a escalabilidade das operações, a ampliação da marca e a padronização de produtos e serviços. Além disso, o objetivo é o aumento dos lucros.
Franquia Combinada
Se você busca uma franquia para investir, saiba que esse modelo é similar ao shop in shop. Ele permite a utilização de um mesmo ponto comercial para comercializar produtos e serviços de marcas diferentes. A condição para isso é estabelecida pelo franqueador.
Depois de conhecer os principais modelos, é hora de escolher a
franquia para investir.
Pense na área de atuação ideal para você e observe com cuidado todas as regras. Considere a remuneração e o investimento necessário para dar os primeiros passos.
Gostou desse artigo? Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog!
