Negócio próprio ou franquia? 10 fatores para considerar na decisão

Gud Fud • ago. 18, 2022

Qual é a melhor ideia, investir em um negócio próprio ou franquia? Se essa pergunta não sai da sua cabeça, saiba que você não está sozinho. Muita gente tem vontade de empreender, mas não sabe o que é mais rentável e seguro. 


Se você investir em um negócio próprio, terá que começar tudo do zero em tudo. Terá que criar desde o nome e identidade da marca até os testes de viabilidade do produto ou serviço no mercado. Tudo depende de uma boa dose de criatividade, resiliência e, é claro, conhecimento.


Já quanto às franquias, o caminho pode ser bem mais fácil. Você compra o direito de representar uma marca já consolidada no mercado, com público fiel e suporte de uma rede. Outra vantagem é a padronização dos produtos. 


Vamos te ajudar nessa tomada de decisão tão importante! Preparamos uma lista com
10 fatores que você precisa considerar antes de optar por um negócio próprio ou franquia. Boa leitura!


1 Perfil do empreendedor

O primeiro aspecto que você precisa analisar para decidir entre um negócio próprio ou franquia é o seu perfil como empreendedor


Avalie com sinceridade quais são as suas características e expectativas. 


Você gosta de arriscar ou prefere investir com segurança? Tem a persistência necessária para insistir em um negócio até dar lucro, mesmo que demore mais do que o desejado? Prefere começar com a segurança de perspectivas positivas para o futuro?


Essas e outras respostas podem te ajudar a fazer a melhor escolha. Afinal, o autoconhecimento é uma ótima bússola para o sucesso. 


2 Seja realista

Negócio próprio ou franquia? Muita gente acaba decidindo pela segunda opção com a expectativa de receber tudo pronto. Há uma ideia equivocada de que optar pelo modelo de franchising é receber tudo pronto de bandeja. 


Não é bem assim. Os riscos também existem ao abrir uma franquia, mesmo que sejam menores. Isso significa que para que o negócio funcione, cresça e tenha sucesso, você vai precisar
se dedicar e ter muita disciplina.


3 Avalie o mercado

Alguns dados do mercado também são muito relevantes para quem está decidindo entre investir em um negócio próprio ou franquia.


Um relatório divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que
80% dos negócios próprios não duram mais do que 5 anos. Esse índice cai para 20% no segmento de franquias.


Os dados da instituição também indicam que as franquias tiveram uma variação positiva de 8,4% em sua receita em 2021. 


4 Com o que você se identifica? 

Antes de fazer pesquisas para entender qual setor é mais rentável, é importante se conhecer. Com o que você se identifica e gostaria de atuar? 


Nada pior do que trabalhar com o que a gente não gosta, certo? Se isso vale quando somos funcionários, por que não valeria quando estamos prestes a conquistar a liberdade e empreender? 


Leve em consideração o seu estilo de vida, seus gostos pessoais e as causas em que acredita. Pode apostar que isso é um diferencial e tanto para o sucesso de um empreendimento, seja negócio próprio ou franquia.


5 Investimento inicial

Para decidir entre negócio próprio ou franquia, o investimento inicial para cada uma das opções também precisa ser considerado. 


Faça um plano de negócio,
calcule os custos iniciais e o valor que você tem à disposição para investir. Isso também vale para quem vai se lançar no mercado como MEI. 


Uma franquia pode ser mais viável quando o empreendedor tem menos recursos. 


Existem opções de franquias acessíveis no mercado. Além disso, é muito mais fácil conseguir um empréstimo bancário nesses casos. Afinal, se trata de um investimento com retorno mais rápido e garantido. 


6 Pesquise as franquias de seu interesse

Faça uma pesquisa sobre as franquias que atuam no segmento que te interessa. 


Levante o maior número possível de dados, números e informações. 


Visite as lojas, converse com o franqueador e, se possível, com outros franqueados. 


Dessa forma, você poderá ter uma
ideia real sobre o negócio


7 Conheça a concorrência

Saber quem são os seus concorrentes é fundamental para quem deseja abrir um negócio próprio ou franquia. 


Em qualquer uma das opções, um mercado saturado traz desafios maiores para crescer e lucrar. A clientela fica pulverizada entre tantas possibilidades, concorda? 


Quando há muitas lojas de um segmento na mesma área da cidade é um indício forte de que a concorrência é grande. 


Conhecer os diferenciais dos seus concorrentes também é uma excelente jogada. Assim é possível traçar diferentes estratégias, seja qual for o seu modelo de negócio ou setor.


8 Procure a ajuda de especialistas

Buscar ajuda de pessoas capacitadas e especializadas em áreas que você não domina é importante. Dessa forma você terá um olhar mais global sobre tudo. 


Consulte advogados, contadores, empresários e franqueados, por exemplo. Não tenha medo de perguntar e esclareça suas principais dúvidas sobre o mercado. Consiga informações sobre modelos de negócio e processos iniciais de uma empresa. 


Essas informações também serão úteis para que você decida entre negócio próprio ou franquia. 


9 Harmonize sua ideia ao melhor modelo 

Conforme a ideia de empreendimento que você tenha, é possível adequá-la a um negócio próprio ou franquia. 


Se você tiver um
insight único sobre o mercado, sem concorrência, abrir a sua própria empresa é o mais indicado. 


Mas, pode ser que, mesmo dentro dos diferentes segmentos de franquias, você encontre um formato próximo do que você deseja. Assim fica muito mais favorável empreender, concorda?

10 Invista na sua capacitação

Para abrir um negócio próprio ou franquia é fundamental estar devidamente capacitado para gerir a sua empresa da melhor forma. Isso independe do modelo de negócio escolhido.


Os seus conhecimentos em finanças, gestão de empresas, contabilidade, marketing e outras áreas são vitais. Eles garantem que a condução da gestão, das estratégias e tomadas de decisão sejam muito mais assertivas. 


E então? Com tudo isso, conseguimos te ajudar a escolher a melhor opção para o seu caso?


Tome essa decisão com cuidado e tranquilidade, avaliando cada uma das possibilidades. Afinal, seja negócio próprio ou franquia, o importante é empreender bem! 


Continue acompanhando o
nosso blog para acessar mais conteúdos como este.



Franquia de alimentação saudável: conheça a Gud Fud!
Por Gud Fud 28 dez., 2022
Se você está buscando uma franquia de alimentação saudável para investir, conheça a Gud Fud e os benefícios de se tornar um franqueado.
Cuidados ao investir em uma franquia de alimentação saudável
Por Gud Fud 21 dez., 2022
Conheça algumas medidas importantes para abrir uma franquia de alimentação saudável com segurança e empreender com sucesso!
Lucratividade de franquia de alimentação: vale a pena?
Por Gud Fud 14 dez., 2022
Saiba mais sobre a lucratividade de franquia de alimentação e entenda por que vale a pena investir nesse mercado tão em alta no momento.
Por Gud Fud 29 nov., 2022
Entenda o crescimento e a atual popularidade do setor de alimentação saudável no Brasil e confira dicas para bons investimentos.
A tendência da alimentação saudável no empreendedorismo
Por Gud Fud 23 nov., 2022
Se você deseja empreender, entenda do que se trata a tendência da alimentação saudável e conheça novas possibilidades neste mercado.
Qual é o conceito de alimentação saudável?
Por Gud Fud 16 nov., 2022
Entenda melhor o conceito de alimentação saudável, conheça os tipos de dietas e saiba como é possível ser saudável sem ser chato!
Perfil empreendedor de franquias: características dos franqueados
Por Gud Fud 09 nov., 2022
O perfil do empreendedor de franquias tem características e ambições distintas. Conheça quais são e entenda como desenvolver habilidades!
Alimentação saudável e as oportunidades de empreendedorismo
Por Gud Fud 02 nov., 2022
Saiba por que investir no segmento de alimentação saudável é uma forma lucrativa de empreender e conheça boas oportunidades de negócio!
O perfil empreendedor de franquias tem características e ambições distintas. Conheça quais são e ent
Por Gud Fud 24 out., 2022
O perfil empreendedor de franquias tem características e ambições distintas. Conheça quais são e entenda como desenvolver habilidades!
Por Gud Fud 19 out., 2022
Com o crescimento do setor de franquias, aumenta também o interesse em investir nesse mercado. O segmento de alimentação é um dos mais promissores , mesmo em períodos de crise econômica. Se você ainda tem dúvidas sobre investir, que tal saber quanto custa uma franquia de alimentação saudável? Entre as chamadas microfranquias, ou franquias baratas , o segmento de alimentação/food service é o segundo maior. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento chegou a R$ 8,7 bilhões no segundo trimestre de 2022. Isso significa 22,3% a mais do que no mesmo período de 2021. Além disso, o número de unidades cresceu 9,8%. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse mercado? Entenda o que é e quanto custa uma franquia de alimentação saudável. O que é uma franquia? Primeiramente, é preciso saber que a franquia é um modelo de negócio . Nele, o proprietário de uma marca permite que um investidor represente e comercialize seus produtos e/ou serviços. Isso é feito em troca do pagamento de royalties e da atuação conforme o padrão adotado e aprovado pelo mercado. O franchising compreende o franqueador e o franqueado. O primeiro é o idealizador do negócio , que cede: o direito de uso da marca; a patente; os produtos e os serviços para conquistar mais clientes e expandir os negócios. O franqueado , por sua vez: adquire a franquia; organiza e gerencia a nova loja; remunera o franqueador conforme o que é estabelecido em contrato. Tudo é acordado com base na Lei de Franquias (Lei no 13.966/2019) . Esta determina direitos e deveres para assegurar a consistência e a credibilidade da relação entre franqueador e franqueado. Dessa forma, investir em uma franquia permite iniciar um negócio com uma marca sólida e que ainda pode crescer. Afinal, a expansão é de interesse de ambos – franqueador e franqueado. Lei de franquia de comida saudável A Lei de Franquias regula a associação entre franqueador e franqueado, além de contemplar a elaboração da Circular de Oferta de Franquia (COF). Esta é o documento mais importante do processo de franqueamento e traz todas as condições que precisam ser estabelecidas nessa relação. Por isso, se você deseja saber quanto custa uma franquia de alimentação saudável, é importante ficar atento às informações da COF : Direitos e obrigações de ambas as partes. Cláusulas de rescisão, de possibilidade de repasse da franquia e outras. Faturamento médio, prazo de retorno, investimento inicial e taxas. Demonstrativos de resultados da franqueadora. Histórico da marca e da rede de franquias. Lista atualizada dos franqueados. Fornecedores cadastrados. Condições de exclusividade e de territorialidade. Serviços ao franqueado (suporte de abertura, treinamentos etc). Essas condições, expostas na COF, farão parte do contrato de franquia . Por isso, é essencial que você leia com atenção e compreenda os termos. Se possível, busque a opinião de um advogado especializado. O prazo para analisar o documento e confirmar a compra da franquia é de 10 dias. Taxas e royalties A COF traz também as taxas e os royalties de franqueamento. Veja a seguir. Taxa de Franquia A Taxa de Franquia cobre as atividades desde o fechamento do negócio até a abertura da nova loja, como: o ingresso na rede de franquias; o direito de uso de marca; o suporte da franqueadora; o treinamento do franqueado e da equipe. Taxa de Royalties Já a Taxa de Royalties é cobrada mensalmente, com base em um percentual do faturamento bruto. O valor é usado pela franqueadora para a realização de ações em benefício da rede de franqueados: Know-how contínuo durante o contrato. Pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e eventos, entre outras iniciativas. Taxa de Propaganda Por fim, a Taxa de Propaganda é reservada ao marketing institucional da rede. O valor, cobrado mensalmente, tem base em um percentual do faturamento da unidade. É voltado para estratégias de marketing e publicidade, ações e campanhas para promover a marca . Quanto custa uma franquia de alimentação saudável? Está interessado em saber quanto custa uma franquia de alimentação saudável? Há empreendimentos com investimento inicial de até R$ 105 mil , as chamadas microfranquias. O mesmo estudo citado no início deste artigo, da ABF, aponta que a participação das microfranquias cresceu 5%. Representam hoje 36,9% do total de franquias de 2022. O aumento do número de microfranquias vem ao encontro da demanda dos empreendedores . Estes têm realizado mais buscas por investimentos de até R$ 100 mil do que em outras faixas de valor. Conforme a ABF, 85% das pesquisas são por microfranquias. Quanto custa uma franquia Gud Fud? Para você que deseja saber quanto custa uma franquia de alimentação saudável, vamos falar um pouco sobre a Gud Fud? O seu investimento inicial , como franqueado, será de R$ 350 mil. O valor inclui: taxa de franquia; obras e instalações; equipamentos e utensílios; estoque inicial; custos pré-operacionais; marketing de inauguração; capital de giro. O prazo de retorno desse investimento é de 35 meses , com uma lucratividade média de 17% . Nosso modelo de franquia contempla um espaço conectado com a comida e com o nosso conceito. Está aliado à operação e à gestão de negócio de food service , com especialidade em alimentação saudável e criativa . Queremos estar em ruas e avenidas com grande fluxo de pessoas. Veja o que a Gud Fud oferece: Treinamento Tanto o seu treinamento quanto o da equipe da loja, que deve ser de 6 a 7 colaboradores , ficam por conta da Gud Fud. Abordaremos assuntos relacionados a: gestão do negócio e de pessoas; funcionamento dos sistemas da rede; controle do fluxo de caixa; gestão de estoque, entre outros. Apoio no marketing Como franqueado, você conta com o apoio da Gud Fud no marketing. Vamos te auxiliar nessa função e ampliar suas oportunidades de negócio, atingindo um público mais amplo . ndicação de fornecedores A indicação dos fornecedores da franquia também faz parte dos benefícios que a Gud Fud oferece aos seus franqueados. Com isso, você consegue negociar os melhores preços .  Pacote de apoio competitivo O modelo de franquias da Gud Fud está posicionado com um pacote de apoio bem competitivo em relação a outras redes. Tal pacote foi construído para sanar as principais dores da operação. Agora você já sabe quanto custa uma franquia de alimentação saudável e conhece uma excelente oportunidade de investimento. Que tal fazer parte da comunidade Gud Fud ? Entre em contato agora mesmo e vamos conversar! Quer ler mais conteúdos como este? Continue acompanhando o nosso blog .
Mais Posts
Share by: