Negócio próprio ou franquia? 10 fatores para considerar na decisão
Qual é a melhor ideia, investir em um negócio próprio ou franquia? Se essa pergunta não sai da sua cabeça, saiba que você não está sozinho. Muita gente tem vontade de empreender, mas não sabe o que é mais rentável e seguro.
Se você investir em um negócio próprio, terá que começar tudo do zero em tudo. Terá que criar desde o nome e identidade da marca até os testes de viabilidade do produto ou serviço no mercado. Tudo depende de uma boa dose de criatividade, resiliência e, é claro, conhecimento.
Já quanto às franquias, o caminho pode ser bem mais fácil. Você compra o direito de representar uma marca já consolidada no mercado, com público fiel e suporte de uma rede. Outra vantagem é a padronização dos produtos.
Vamos te ajudar nessa tomada de decisão tão importante! Preparamos uma lista com
10 fatores que você precisa considerar antes de optar por um negócio próprio ou franquia. Boa leitura!
1 Perfil do empreendedor
O primeiro aspecto que você precisa analisar para decidir entre um negócio próprio ou franquia é o seu perfil como empreendedor.
Avalie com sinceridade quais são as suas características e expectativas.
Você gosta de arriscar ou prefere investir com segurança? Tem a persistência necessária para insistir em um negócio até dar lucro, mesmo que demore mais do que o desejado? Prefere começar com a segurança de perspectivas positivas para o futuro?
Essas e outras respostas podem te ajudar a fazer a melhor escolha. Afinal, o autoconhecimento é uma ótima bússola para o sucesso.
2 Seja realista
Negócio próprio ou franquia? Muita gente acaba decidindo pela segunda opção com a expectativa de receber tudo pronto. Há uma ideia equivocada de que optar pelo modelo de franchising é receber tudo pronto de bandeja.
Não é bem assim. Os riscos também existem ao abrir uma franquia, mesmo que sejam menores. Isso significa que para que o negócio funcione, cresça e tenha sucesso, você vai precisar
se dedicar e ter muita disciplina.
3 Avalie o mercado
Alguns dados do mercado também são muito relevantes para quem está decidindo entre investir em um negócio próprio ou franquia.
Um relatório divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que
80%
dos
negócios próprios não duram mais do que 5 anos. Esse índice cai para 20% no segmento de franquias.
Os dados da instituição também indicam que as franquias tiveram uma variação positiva de 8,4% em sua receita em 2021.
4 Com o que você se identifica?
Antes de fazer pesquisas para entender qual setor é mais rentável, é importante se conhecer. Com o que você se identifica e gostaria de atuar?
Nada pior do que trabalhar com o que a gente não gosta, certo? Se isso vale quando somos funcionários, por que não valeria quando estamos prestes a conquistar a liberdade e empreender?
Leve em consideração o seu estilo de vida, seus gostos pessoais e as causas em que acredita. Pode apostar que isso é um diferencial e tanto para o sucesso de um empreendimento, seja negócio próprio ou franquia.
5 Investimento inicial
Para decidir entre negócio próprio ou franquia, o investimento inicial para cada uma das opções também precisa ser considerado.
Faça um plano de negócio,
calcule os custos iniciais e o valor que você tem à disposição para investir. Isso também vale para quem vai se lançar no mercado como MEI.
Uma franquia pode ser mais viável quando o empreendedor tem menos recursos.
Existem opções de franquias acessíveis no mercado. Além disso, é muito mais fácil conseguir um empréstimo bancário nesses casos. Afinal, se trata de um investimento com retorno mais rápido e garantido.
6 Pesquise as franquias de seu interesse
Faça uma pesquisa sobre as franquias que atuam no segmento que te interessa.
Levante o maior número possível de dados, números e informações.
Visite as lojas, converse com o franqueador e, se possível, com outros franqueados.
Dessa forma, você poderá ter uma
ideia real sobre o negócio.
7 Conheça a concorrência
Saber quem são os seus concorrentes é fundamental para quem deseja abrir um negócio próprio ou franquia.
Em qualquer uma das opções, um mercado saturado traz desafios maiores para crescer e lucrar. A clientela fica pulverizada entre tantas possibilidades, concorda?
Quando há muitas lojas de um segmento na mesma área da cidade é um indício forte de que a concorrência é grande.
Conhecer os diferenciais dos seus concorrentes também é uma excelente jogada. Assim é possível traçar diferentes estratégias, seja qual for o seu modelo de negócio ou setor.
8 Procure a ajuda de especialistas
Buscar ajuda de pessoas capacitadas e especializadas em áreas que você não domina é importante. Dessa forma você terá um olhar mais global sobre tudo.
Consulte advogados, contadores, empresários e franqueados, por exemplo. Não tenha medo de perguntar e esclareça suas principais dúvidas sobre o mercado. Consiga informações sobre modelos de negócio e processos iniciais de uma empresa.
Essas informações também serão úteis para que você decida entre negócio próprio ou franquia.
9 Harmonize sua ideia ao melhor modelo
Conforme a ideia de empreendimento que você tenha, é possível adequá-la a um negócio próprio ou franquia.
Se você tiver um
insight único sobre o mercado, sem concorrência, abrir a sua própria empresa é o mais indicado.
Mas, pode ser que, mesmo dentro dos diferentes segmentos de franquias, você encontre um formato próximo do que você deseja. Assim fica muito mais favorável empreender, concorda?
10 Invista na sua capacitação
Para abrir um negócio próprio ou franquia é fundamental estar devidamente capacitado para gerir a sua empresa da melhor forma. Isso independe do modelo de negócio escolhido.
Os seus conhecimentos em finanças, gestão de empresas, contabilidade, marketing e outras áreas são vitais. Eles garantem que a condução da gestão, das estratégias e tomadas de decisão sejam muito mais assertivas.
E então? Com tudo isso, conseguimos te ajudar a escolher a melhor opção para o seu caso?
Tome essa decisão com cuidado e tranquilidade, avaliando cada uma das possibilidades. Afinal, seja negócio próprio ou franquia, o importante é empreender bem!
Continue acompanhando o
nosso blog para acessar mais conteúdos como este.
