Franquia de alimentação saudável: vantagens e oportunidades
Você já deve ter percebido que existe um movimento a favor da comida que favorece o bem-estar, não é verdade? Essa vertente contrária ao fast food e industrializados vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Junto com ela, um novo e lucrativo negócio – a franquia de alimentação saudável –, também tem atraído o interesse de muitos investidores.
Investir na qualidade de vida com pratos nutricionalmente mais ricos e frescos já faz parte da rotina de muitos consumidores há bastante tempo.
Mercado da alimentação saudável em números
Conforme o Sebrae, o mercado de alimentação ligado à saúde e ao bem-estar cresceu 98%.
Mesmo com a pandemia e a recente crise econômica no país, o segmento de alimentação apresenta uma retomada acelerada. O destaque maior é o mercado de alimentos saudáveis,
segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A
consultoria Euromonitor Internacional, que monitora o segmento desde 2006, apontou que em 2020 o consumo de produtos saudáveis alcançou sua melhor marca. No Brasil, o setor movimentou R$ 100 bilhões e a previsão é de crescimento de 27% até 2025.
A mudança de comportamento da população é atribuída ao tempo maior em casa e à possibilidade de experimentar o novo. Com isso, mesmo as grandes indústrias de alimentos precisaram rever conceitos e reavaliar produtos.
E quem sai ganhando com tudo isso? A saúde e o bem-estar da população, que tem a chance de consumir alimentos e bebidas naturais ou com menos ingredientes nocivos. Ao mesmo tempo, as empresas passam a estar verdadeiramente preocupadas com a sustentabilidade e o meio ambiente.
Esses dados também são bastante relevantes para quem tem a ideia de abrir um negócio.
Se você observar todas as atuais tendências de cuidados com o corpo e a saúde, vai perceber que o mercado só cresce. Investir em uma franquia de alimentação saudável pode ser a melhor e mais vantajosa escolha.
Ficou interessado em entender os motivos? Então, acompanhe a leitura!
Tendências do mercado de alimentação saudável
Além de trazer dados sobre o faturamento do mercado de alimentação saudável, a consultoria Euromonitor International também apresentou um relatório sobre as principais tendências do segmento. Veja quais são:
Consolidação dos alimentos “livres de” no mercado
A alta demanda por alimentos “livres de”, especialmente sem glúten e lactose, já consolidou a categoria no mercado.
Em 2018 a venda desse tipo de alimento passou a apresentar grande taxa de crescimento. Isso confirma que os hábitos dos consumidores estão atrelados à quantidade de informações a que têm acesso. O conhecimento leva a um desejo de melhorar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.
Preferência por produtos orgânicos
A busca por produtos orgânicos também é uma das novas tendências de consumo. A alternativa mais natural e sustentável vem se tornando preferência para grande parte dos brasileiros. Os consumidores querem qualidade na mesa e entendem a necessidade de harmonizar o convívio com a natureza.
Alimentos energéticos e saudáveis
Para além do controle de peso, a energia passou a ser fundamental em dietas holísticas. Elas auxiliam o consumidor a se manter ativo por mais tempo, de forma natural. As barrinhas energéticas e snacks saudáveis, por exemplo, foram beneficiados por essa tendência, que deve seguir forte.
Clubes de assinatura
Os clubes de assinatura com foco na saúde, qualidade de vida e bem-estar também têm despertado o interesse de cada vez mais pessoas. Os consumidores estão sempre em busca de novos locais para adquirir produtos saudáveis.
Isso significa que também há um novo espaço para ampliação da divulgação de marcas do segmento.
Entenda o sistema de franquias
Se você quer empreender no franchising, deve conhecer o sistema. Ele é regido pela Lei Nº 13.966, que determina os direitos e os deveres do franqueado e do franqueador:
“Um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados […]”.
Assim, o dono da franquia cede os direitos da marca e também de distribuição de produtos ou serviços. Isso sem que exista vínculo empregatício com os franqueados.
A lei também lista as responsabilidades da franqueadora com relação a suporte, treinamento, supervisão, auxílio e serviços. Eles devem ser parte da relação com quem adquire a franquia. Dessa forma, você minimiza os riscos do seu investimento.
Vantagens de investir em uma franquia de alimentação saudável
Atualmente, o Brasil ocupa o 7ª lugar no mercado de alimentos e bebidas saudáveis no mundo. Os consumidores procuram conciliar praticidade e alimentação de qualidade.
Isso significa que as empresas que atuam nesta área têm grandes chances de aumentar o faturamento e a lucratividade. Por isso, investir em uma franquia de alimentação saudável é meio caminho andado para o sucesso.
Quer ver outras vantagens? Acompanhe:
Marca consolidada
O maior temor de quem tem interesse em investir e empreender é o medo de fracassar. Nem sempre o produto agrada. É preciso pesquisar muito para entender se existe demanda e se o negócio realmente se justifica e pode vingar.
Quando você aposta em uma franquia de alimentação saudável, abre um empreendimento com uma marca forte e consolidada nesse segmento. Com isso, a aceitação e a inserção no mercado é mais rápida e também mais fácil.
Afinal, você tem à disposição a estrutura completa de um modelo de negócio que efetivamente deu certo. A comunicação é padronizada, há acesso a treinamento e consultoria especializada, além de apoio para crescer.
Mais segurança para empreender
Bastam algumas buscas na internet para verificar dados que asseguram o sólido crescimento do segmento de alimentação saudável, com projeções ainda mais favoráveis e animadoras.
Dessa forma, além de não precisar começar um negócio do zero, você tem a certeza de que o investimento vai trazer o retorno esperado.
Geração de valor para o consumidor
Mais do que comer, uma franquia de alimentação saudável agrega valor à vida dos consumidores. Isso é vantajoso tanto para quem consome com mais qualidade e consciência quanto para quem empreende de maneira limpa e sustentável.
Retorno do investimento
Investir em uma franquia de alimentação saudável tem retorno garantido em pouco tempo.
Para assegurar as chances de sucesso, o franqueado conta com:
- Apoio para a escolha do ponto comercial e implantação da franquia;
- Projeto arquitetônico padrão;
- Abastecimento centralizado;
- Treinamento para a equipe;
- Outras formas de suporte.
Como escolher uma franquia de alimentação saudável?
Para escolher uma franquia de alimentação saudável, primeiramente é indicado que você faça uma pesquisa sobre a marca que deseja adquirir. Essa busca tem o objetivo de verificar alguns pontos importantes.
É preciso conhecer os propósitos do negócio, a estabilidade e seu tempo de atuação no mercado. Também é essencial fazer um cálculo, mesmo que aproximado, sobre o retorno do investimento. Tudo isso é fundamental para embasar a sua decisão.
Caso seja possível, tenha uma conversa aberta com outros franqueados. Isso pode clarear os caminhos e trazer percepções mais próximas da realidade.
Como comprar uma franquia de alimentação saudável?
Depois de analisar o mercado em que deseja atuar, o próximo passo é buscar uma franquia de alimentação saudável com a qual você realmente se identifique.
Avalie o valor necessário para fazer o investimento e como conseguir se capitalizar para isso.
Com tudo planejado, é hora de
conversar com a franqueadora!
Entre em contato para receber informações importantes sobre o negócio e receber todo o suporte que você precisa para tirar seus planos do papel!
Conheça a Gud Fud
Nascemos do desejo de não ser fake, proporcionando sabor de verdade a partir de ingredientes de verdade.
A partir daí, elencamos os ingredientes que não entram de jeito nenhum na nossa cozinha:
- Sal refinado;
- Conservante;
- Açúcar branco;
- Farinha branca;
- Temperos industrializados;
- Corante químico de adição;
- Fritura;
- Enlatados;
- Refrigerantes;
- Amaciantes de carne;
- Óleos transgênicos;
- Gordura vegetal hidrogenada.
Nosso modelo de franquia contempla um espaço conectado com a comida e com nosso conceito, aliado à operação e à gestão de negócio de food service com especialidade em alimentação saudável e criativa.
Queremos estar em ruas e avenidas com grande fluxo de pessoas.
Como diferenciais ao franqueado, oferecemos:
Franquia com operação simplificada;- Pacote de apoio (suporte) competitivo;
- Alimentação saudável e sustentabilidade;
- Segmento pouco explorado em Franchising;
- Transparência.
O perfil ideal do nosso franqueado inclui a identificação com o segmento de foodservice, capitalização, dedicação e disponibilidade para o negócio. Além disso é importante ter resiliência, proatividade, habilidade para lidar com o público e experiência em gestão de pessoas.
Como contrapartida, nosso suporte é bem completo! Para a abertura da sua franquia de alimentação saudável, conte conosco para:
Apoio na escolha do ponto comercial;- Projeto arquitetônico padrão;
- Treinamento para franqueado e equipe;
- Software de gestão padronizado;
- Manuais de franquia;
- Marketing institucional;
- Apoio em marketing local;
- Apoio na implantação da franquia;
- Consultoria de campo;
- Abastecimento centralizado;
- SAF.
E então? Vamos caminhar juntos e implementar a sua franquia de alimentação saudável? Faça parte da comunidade Gud Fud!
Entre agora mesmo em contato conosco!
Para ler mais conteúdos como este, siga navegando no nosso blog.
