O que levar em consideração na hora de abrir uma franquia?

Eduardo Vieira • jul. 15, 2022

Se você já considerou a possibilidade de abrir uma franquia, é hora de conhecer um pouco mais sobre o tema, concorda? 


Afinal, mesmo se tratando de um negócio já consolidado, alguns aspectos precisam ser considerados para empreender com sucesso.


Embora tenha cara de novidade, o
franchising já existe há mais de 150 anos. O primeiro modelo de que se tem notícia é a Singer Corporation, nos Estados Unidos. A rede de máquinas de costura, criada por Isaac Singer e Edward Clark, passou a autorizar outros comerciantes a vender seus produtos. Assim, pôde expandir sua marca. 


Já aqui
no Brasil, o modelo de franquias teve início com as escolas de idiomas CCAA e Yazigi. Isso ocorreu na década de 70, e vem apresentando um crescimento cada vez maior e mais concreto.

Por isso, hoje vamos falar sobre o que você precisa considerar antes de abrir uma franquia. Siga a leitura!

Mercado de franquias no Brasil 

Neste ano, o mercado de franquias deve refletir o atual momento econômico no país, com números animadores rumo à recuperação. 


É o que indica a
Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor de Franquias referente a janeiro a março de 2022. Ela foi realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esses dados mostram que redes de franquia cresceram 8,8% em faturamento no período, em comparação a 2021.


O balanço divulgado pela entidade traz ainda a lista que indica o crescimento de todos os segmentos. Os três primeiros lugares são ocupados por Moda, seguido por Saúde, Beleza e Bem-Estar, e Casa e Construção. Em seguida, aparecem Alimentação - Foodservice, com 9,1%, e Alimentação - Comércio e Distribuição, com 7%.

 

O perfil dos novos franqueados também ganhou destaque na pesquisa. O “empresário procurando novas oportunidades” lidera o ranking, com 29%. Isso indica ainda equilíbrio  entre o empresário/investidor e o profissional/empreendedor.


Os resultados mostram que as redes conseguiram
minimizar os impactos da pandemia e mesmo da crise econômica no país. Os números são bastante animadores para quem deseja abrir uma franquia, concorda? 


O que analisar antes de abrir uma franquia?

Na hora de abrir uma franquia, você precisa decidir qual será o seu tipo de negócio. Deve também entender como o modelo funciona, verificar a reputação da marca, entre outras etapas importantes. Veja o que deve ser considerado.


  1. Busque conhecimento

É evidente que, antes de abrir uma franquia, sua primeira atitude deve ter relação com pesquisa e aprendizado


Aqui no Brasil, o mercado de franquias é regulado pela
Lei 13.966, ou Lei de Franquias, como é conhecida. Ela norteia toda a relação entre franqueador e franqueado. Daí a importância de estar ciente sobre os seus direitos e deveres. 


Conheça também o
modelo de negócio no qual você pretende investir. Além da possibilidade de lucros, entenda a parte operacional.


Afinal, independente do tipo de franquia, será preciso
dedicação e qualidade para atrair os consumidores. Para ter bons resultados, não basta esperar que o nome ou marca façam esse trabalho por você. 


É claro que você receberá
apoio e suporte da marca que escolher, inclusive no momento de implementar o seu negócio. De toda forma, na rotina, são as suas decisões e o seu conhecimento que vão conferir o sucesso desejado.

  1. Escolha o seu segmento 

A atuação em redes de franquias apresentam diversas possibilidades e nichos diferentes de mercado. É claro que o segmento de alimentação é o mais conhecido, mas mesmo dentro dele, existem outras alternativas.


O mercado de
alimentação saudável no Brasil vem se destacando e apresenta um importante e sólido crescimento. A adoção de novas maneiras de cuidar da saúde e do bem-estar se aplica principalmente aos hábitos alimentares da população. E isso vem mudando, com cada vez mais pessoas preocupadas em comer bem e com qualidade


Em 2020, o
consumo de produtos saudáveis chegou a R$ 100 bilhões no Brasil. Os dados da consultoria Euromonitor Internacional trazem uma promissora previsão, com crescimento de mais 27% até 2025. 

  1. Reputação, experiência e suporte da marca

Para aumentar as suas chances de sucesso, procure investir em marcas consolidadas e com boa reputação. Para isso, nada melhor do que uma boa pesquisa a fim de saber mais sobre a empresa. 


Analise as
avaliações na internet e redes sociais para entender como anda o relacionamento da marca com os clientes. Existem os problemas rotineiros, mas também há questões que podem influenciar na forma como a empresa é vista no mercado. Procure separar o joio do trigo!


O processo de expansão também é um bom indicador.
Verifique se a rede está crescendo ou se existe queda no número de unidades. 


Se você puder,
converse com outros franqueados. É interessante descobrir como é o atendimento e o suporte oferecidos à rede e se este é um negócio estável. 

  1. Um bom ponto é fundamental

O ponto comercial onde você vai abrir uma franquia também tem importância no sucesso do novo negócio.


É preciso buscar um l
ugar adequado às preferências do seu público


De nada adianta se estabelecer em um shopping, por exemplo, se as pessoas que comprariam de você não circulam por lá. Concorda? 


De toda forma, é interessante buscar uma
localização com maior circulação de pessoas, segura e acessível. 


A sua franqueada pode ajudar com isso, sabia? Busque
aconselhamento para entender qual o ponto mais propício da cidade para abrir o seu negócio.

  1. Tenha um bom planejamento financeiro

Quando o assunto é empreender, fazer uma boa gestão das finanças é essencial. É preciso dispor do capital para iniciar o seu negócio e abrir uma franquia. Mas, também é fundamental ter conhecimentos e um bom planejamento para os seus futuros investimentos.


Liste as despesas iniciais que você terá, como:


  • A compra da franquia e dos produtos ou insumos para a venda;
  • O aluguel do ponto comercial;
  • Reforma do local;
  • Contas fixas;
  • Contratação da equipe. 


Aqui cabe a dica: uma gordurinha nas finanças é importante para a sua previsão orçamentária. Conte com uma reserva de emergência e preveja custos com manutenção. 


Um bom
planejamento financeiro será a base para o início das suas atividades, garantindo sua segurança até que os lucros cheguem! 


Agora você já conhece alguns pontos importantes a considerar antes de
abrir uma franquia. 


Então, agora é hora de organizar as suas ideias.


Invista tempo e energia para empreender e tirar o seu sonho do papel! 


A
Gud Fud trabalha com franquia de alimentação saudável, como você bem sabe.


Que tal um papo para entender mais sobre as vantagens da nossa franquia?
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Com o crescimento do setor de franquias, aumenta também o interesse em investir nesse mercado. O segmento de alimentação é um dos mais promissores , mesmo em períodos de crise econômica. Se você ainda tem dúvidas sobre investir, que tal saber quanto custa uma franquia de alimentação saudável? Entre as chamadas microfranquias, ou franquias baratas , o segmento de alimentação/food service é o segundo maior. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento chegou a R$ 8,7 bilhões no segundo trimestre de 2022. Isso significa 22,3% a mais do que no mesmo período de 2021. Além disso, o número de unidades cresceu 9,8%. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse mercado? Entenda o que é e quanto custa uma franquia de alimentação saudável. O que é uma franquia? Primeiramente, é preciso saber que a franquia é um modelo de negócio . Nele, o proprietário de uma marca permite que um investidor represente e comercialize seus produtos e/ou serviços. Isso é feito em troca do pagamento de royalties e da atuação conforme o padrão adotado e aprovado pelo mercado. O franchising compreende o franqueador e o franqueado. O primeiro é o idealizador do negócio , que cede: o direito de uso da marca; a patente; os produtos e os serviços para conquistar mais clientes e expandir os negócios. O franqueado , por sua vez: adquire a franquia; organiza e gerencia a nova loja; remunera o franqueador conforme o que é estabelecido em contrato. Tudo é acordado com base na Lei de Franquias (Lei no 13.966/2019) . Esta determina direitos e deveres para assegurar a consistência e a credibilidade da relação entre franqueador e franqueado. Dessa forma, investir em uma franquia permite iniciar um negócio com uma marca sólida e que ainda pode crescer. Afinal, a expansão é de interesse de ambos – franqueador e franqueado. Lei de franquia de comida saudável A Lei de Franquias regula a associação entre franqueador e franqueado, além de contemplar a elaboração da Circular de Oferta de Franquia (COF). Esta é o documento mais importante do processo de franqueamento e traz todas as condições que precisam ser estabelecidas nessa relação. Por isso, se você deseja saber quanto custa uma franquia de alimentação saudável, é importante ficar atento às informações da COF : Direitos e obrigações de ambas as partes. Cláusulas de rescisão, de possibilidade de repasse da franquia e outras. Faturamento médio, prazo de retorno, investimento inicial e taxas. Demonstrativos de resultados da franqueadora. Histórico da marca e da rede de franquias. Lista atualizada dos franqueados. Fornecedores cadastrados. Condições de exclusividade e de territorialidade. Serviços ao franqueado (suporte de abertura, treinamentos etc). Essas condições, expostas na COF, farão parte do contrato de franquia . Por isso, é essencial que você leia com atenção e compreenda os termos. Se possível, busque a opinião de um advogado especializado. O prazo para analisar o documento e confirmar a compra da franquia é de 10 dias. Taxas e royalties A COF traz também as taxas e os royalties de franqueamento. Veja a seguir. Taxa de Franquia A Taxa de Franquia cobre as atividades desde o fechamento do negócio até a abertura da nova loja, como: o ingresso na rede de franquias; o direito de uso de marca; o suporte da franqueadora; o treinamento do franqueado e da equipe. Taxa de Royalties Já a Taxa de Royalties é cobrada mensalmente, com base em um percentual do faturamento bruto. O valor é usado pela franqueadora para a realização de ações em benefício da rede de franqueados: Know-how contínuo durante o contrato. Pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e eventos, entre outras iniciativas. Taxa de Propaganda Por fim, a Taxa de Propaganda é reservada ao marketing institucional da rede. O valor, cobrado mensalmente, tem base em um percentual do faturamento da unidade. É voltado para estratégias de marketing e publicidade, ações e campanhas para promover a marca . Quanto custa uma franquia de alimentação saudável? Está interessado em saber quanto custa uma franquia de alimentação saudável? Há empreendimentos com investimento inicial de até R$ 105 mil , as chamadas microfranquias. O mesmo estudo citado no início deste artigo, da ABF, aponta que a participação das microfranquias cresceu 5%. Representam hoje 36,9% do total de franquias de 2022. O aumento do número de microfranquias vem ao encontro da demanda dos empreendedores . Estes têm realizado mais buscas por investimentos de até R$ 100 mil do que em outras faixas de valor. Conforme a ABF, 85% das pesquisas são por microfranquias. Quanto custa uma franquia Gud Fud? Para você que deseja saber quanto custa uma franquia de alimentação saudável, vamos falar um pouco sobre a Gud Fud? O seu investimento inicial , como franqueado, será de R$ 350 mil. O valor inclui: taxa de franquia; obras e instalações; equipamentos e utensílios; estoque inicial; custos pré-operacionais; marketing de inauguração; capital de giro. O prazo de retorno desse investimento é de 35 meses , com uma lucratividade média de 17% . Nosso modelo de franquia contempla um espaço conectado com a comida e com o nosso conceito. Está aliado à operação e à gestão de negócio de food service , com especialidade em alimentação saudável e criativa . Queremos estar em ruas e avenidas com grande fluxo de pessoas. Veja o que a Gud Fud oferece: Treinamento Tanto o seu treinamento quanto o da equipe da loja, que deve ser de 6 a 7 colaboradores , ficam por conta da Gud Fud. Abordaremos assuntos relacionados a: gestão do negócio e de pessoas; funcionamento dos sistemas da rede; controle do fluxo de caixa; gestão de estoque, entre outros. Apoio no marketing Como franqueado, você conta com o apoio da Gud Fud no marketing. Vamos te auxiliar nessa função e ampliar suas oportunidades de negócio, atingindo um público mais amplo . ndicação de fornecedores A indicação dos fornecedores da franquia também faz parte dos benefícios que a Gud Fud oferece aos seus franqueados. Com isso, você consegue negociar os melhores preços .  Pacote de apoio competitivo O modelo de franquias da Gud Fud está posicionado com um pacote de apoio bem competitivo em relação a outras redes. Tal pacote foi construído para sanar as principais dores da operação. Agora você já sabe quanto custa uma franquia de alimentação saudável e conhece uma excelente oportunidade de investimento. Que tal fazer parte da comunidade Gud Fud ? Entre em contato agora mesmo e vamos conversar! Quer ler mais conteúdos como este? Continue acompanhando o nosso blog .
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