Negócio próprio ou franquia: como escolher a melhor opção?
Para quem tem dinheiro na mão, perfil empreendedor e uma ideia forte na cabeça, a dúvida sobre investir em um negócio próprio ou franquia é bastante comum.
Afinal, que modelo de empreendimento é melhor?
O crescimento do mercado de franchising é uma realidade bastante sólida e animadora.
Um estudo da Associação Brasileira de Franchising - ABF apontou que
as redes brasileiras de franquias cresceram 8,8% no primeiro trimestre deste ano. O faturamento foi de R $43,380 bilhões.
O franqueado sai na frente com a facilidade de um modelo pronto de negócio e uma marca já consolidada.
Já quem investe em um negócio próprio, tem a
liberdade de tomar decisões
e criar uma marca própria. Também pode inovar no serviço ou produto oferecido e trazer um pouco de si para todas as áreas da empresa.
Que tal entender um pouco mais sobre o assunto? Vamos te contar um pouco sobre o funcionamento dos dois modelos para facilitar a sua decisão entre um negócio próprio ou franquia.
Prós de abrir uma franquia
Para começar, que tal conhecer os benefícios de investir em uma franquia?
Segurança
Se a balança entre investir em um negócio próprio ou franquia pender para a segunda opção, o franqueado tem maior segurança. Já entra no mercado com um produto, serviço, marca e metodologia já testados e consolidados pelo franqueador.
Lucro
A marca é reconhecida com facilidade, e simplesmente por essa razão, a franquia tem a tendência de vender mais. Ou seja, a certeza de lucro é muito maior e mais garantida. Diferente do que quando se opta por começar um novo negócio do zero.
Redução de custos
Como os produtos são comprados em conjunto pela rede, há redução nesses custos nas franquias. Bem diferente de quem investe em um negócio próprio e precisa estudar o mercado, pesquisar e negociar com fornecedores.
Suporte
A padronização é uma das características de uma franquia. Para garantir o sucesso da implementação do negócio, é o franqueador quem fornece treinamento, suporte e apoio para as operações.
E quanto às desvantagens? Bem, nem tudo são flores, por isso, existem sim alguns pontos que podem ser trabalhados para investir em uma franquia.
Escolha do ponto
A escolha pelo ponto comercial onde a franquia será implementada é feita pelo franqueador. Isso pode alterar um pouco a rota dos seus planos e objetivos.
Padronização
A padronização de uma franquia vale para produtos, serviços e estratégias. Isso significa que você não tem liberdade para inovar e fazer alterações a seu gosto.
Taxas e royalties
Para poder utilizar a marca, existe a obrigação de pagar as taxas e royalties ao franqueador. É mais ou menos como um aluguel, deu para entender?
Contras de abrir um negócio próprio
Na decisão entre um negócio próprio ou franquia, existem coisas em comum. Dar o primeiro passo é assustador. Mas, quando a ideia é boa, o sucesso chega. Veja os benefícios de um negócio só seu.
Identidade própria
Ao abrir um negócio próprio, a ideia é ter autonomia para inovar no mercado. Quem opta por esse tipo de negócio tem vontade de lançar um produto ou serviço com identidade própria. Porém, isso depende de pesquisa, pesquisa e mais pesquisa para entender quais são os caminhos possíveis.
Autonomia
Aqui, você pode pesquisar quais são os desejos do seu público-alvo para criar produtos novos. É interessante inovar de acordo com essas necessidades.
Expansão
O seu negócio pode expandir a ponto de se tornar uma franquia. Já pensou nisso?
Escalabilidade
A escalabilidade e a possibilidade de expansão para quem opta por um negócio próprio não têm limite.
Aqui, também temos pontos de atenção. Veja alguns:
Complexidade da pesquisa
Já falamos em pesquisa? Pode até parecer, mas não é simples ter acesso a informações relevantes sobre o seu nicho de atuação e mercado. A pesquisa envolve desde a escolha de um ponto estratégico até a criação da sua persona e definição de público-alvo. Dá bastante trabalho!
Gastos
Para investir em um negócio próprio, a necessidade de investimento, tanto de tempo, quanto de dinheiro, é maior.
Dificuldade para levantar fundos
Quem está começando tem menos chance de conseguir um empréstimo do que quem investe em uma franquia. Por isso, o seu planejamento também precisa prever como arrecadar verba para as despesas.
Como vimos, decidir entre negócio próprio ou franquia passa pela necessidade de uma análise profunda. Questione seus planos, desejos, perfil de investidor e os prós e contras de cada uma das alternativas.
É importante destacar que o seu planejamento é fundamental para alcançar seus sonhos.
Quer ler mais textos como esse? Acompanhe o nosso blog!
